Especialmente entre os jovens, o desemprego tem chamado bastante atenção. Ou seja, se você é jovem, sabe bem como é difícil ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez.
Pensando nisso, o Senai, uma das melhores organizações quando falamos em educação, tem ajudado adolescentes de todo o Brasil fazendo a contratação pelo programa Jovem Aprendiz.
Vale ressaltar que o Senai atua em mais de 1250 municípios e 9 países. Ah, e já formou mais de 71 milhões de pessoas.
Bem, se você quer se inscrever no Senai para o primeiro emprego através do programa Jovem Aprendiz, vem com a gente e fique por dentro de todas as informações.
Como funciona o Jovem Aprendiz Senai
Baseado na Lei de Aprendizagem, o Senai tem em seu programa Jovem Aprendiz milhares de adolescentes. Com ele, você que está buscando o primeiro emprego, se capacita profissionalmente com carteira de trabalho assinada.
Além disso, a atuação profissional é aliada a aulas teóricas em alguma área especifica industrial, trazendo também para si conhecimento em empresas ligadas a instituição.
Assim, o Jovem Aprendiz Senai trabalha em duas vertentes:
1 – Educar o jovem com aulas teóricas, curso oferecido pela instituição;
2 – Trazer conhecimentos práticos com trabalho em empresas parceiras.
É dessa forma que você, Jovem Aprendiz, adquire conhecimento e experiencia que o mercado de trabalho pede.
Dessa forma, os resultados são mais que positivos e os estudantes são contratados por empresas como funcionários efetivos assim que o contrato termina.
Contudo, outro ponto que chama atenção é que no Senai quando você se matricula, cursará sem custo algum um dos cursos disponíveis, com aulas uma vez por semana, normalmente.
Isso significa que nos outros dias, você trabalha em uma das empresas parceiras como Jovem Aprendiz. Assim, vai adquirir experiência e vivência da profissão para um mercado de trabalho que exige muito.
E outro ponto muito importante é que com o contrato de trabalho, você que é Jovem Aprendiz, tem garantidos diversos benefícios, entre os quais podemos citar: carteira de trabalho assinada. Existem também outros benefícios que varia de acordo com cada instituição, podendo ser vale alimentação, vale transporte, entre outros.
Requisitos
Se você gostou e quer se inscrever no Jovem Aprendiz Senai, deverá atender os seguintes requisitos:
→ Deve ter a seguinte idade: de 14 a 24 anos;
→ Estar matriculado em alguma instituição de ensino se não tiver finalizado o ensino médio;
→ Frequentar regularmente a escola que tem matricula;
→ Estar inscrito em um curso ou programa de aprendizagem industrial na instituição;
→ Não pode ter trabalhado com carteira de trabalho assinada.
OBS: não existe idade máxima se a pessoa tiver algum tipo de deficiência comprovada, assim como não há exigência de escolaridade se a pessoa tiver algum tipo de deficiência intelectual.
Como fazer a inscrição
Simples, fácil e de qualquer lugar, é assim que você pode se inscrever no Jovem Aprendiz Senai. Dessa maniera, confira os passos e se candidate.
1 – Acesse o site do Senai;
2 – Agora, escolha seu estado e cidade;
3 – Faça sua inscrição.
Pronto. Depois de finalizar o processo de inscrição no Jovem Aprendiz Senai, você acompanha o processo seletivo. Se houver aprovação, você pode realizar sua matrícula e assinar contrato como aprendiz.